As práticas esportivas estão cada vez mais envolvidas no cotidiano das pessoas. Atletas profissionais e amadores precisam entender a importância de cuidar de sua saúde bucal com a Odontologia Esportiva assim como cuidam de seu corpo.
O dentista de Odontologia Esportiva atua com os atletas, inicialmente tratando os problemas que este atleta apresenta e depois preventivamente. É importante saber que os problemas bucais afetam a saúde geral do atleta, bem como o rendimento nos treinos e competições. Pesquisas revelam que o rendimento do atleta pode diminuir em até 22% em razão de problemas de saúde bucal, que podem ser resolvidos com a Odontologia Esportiva.
A grande diferença da Odontologia Esportiva para a convencional é que o dentista de Odontologia Esportiva não está focado em enxergar apenas a boca, mas o indivíduo como um todo. Como exemplo, podemos citar o caso de um atleta que apresente dores nas costas. Se este problema muscular estiver acontecendo junto com um problema odontológico, o atleta não melhorará e muitas vezes não se saberá o porquê dessa não recuperação. Quando uma pessoa tem algum problema na boca, ela leva até duas vezes mais tempo para se recuperar uma vez que o sistema de defesa do organismo fica dividido entre a lesão da boca e a lesão física.
Acreditando no que foi descrito, o atleta que visa uma melhora em seu desempenho e a preservação de sua saúde deve incluir em sua rotina visitas periódicas a um dentista que ofereça Odontologia Esportiva.
É preciso planejar bem o tratamento do atleta, pois cuidados diferenciados devem ser tomados respeitando medicações sujeitas a doping positivo, tabelas e calendários de treinos e competições.
Feitos todos os tratamentos necessários, entra-se na fase de manutenção da saúde e prevenção como um todo.
Para atletas que praticam esporte de contato é imprescindível o uso de protetores bucais que atuam preventivamente protegendo os dentes de fraturas ou avulsões e prevenindo lesões nas bochechas, língua e lábios. O uso de protetores bucais na prática esportiva reduz em até 80% o risco de perda dentária.
Para atletas que praticam musculação os protetores amortecem e distribuem as forças resultantes do apinhamento involuntário durante o exercício. O apinhamento dental gera complicações prejudiciais para o atleta e pode repercutir em seu desempenho.
Por estas e outras razões, hoje acreditamos que a Odontologia Esportiva pode ser o diferencial de sucesso na carreira dos atletas amadores e de alto-rendimento no Brasil.