Próteses Totais Fixas em Implantes – Relato de Caso

16 de julho de 2017

A ausência total de dentes pode ser considerada uma deficiência física com características semelhantes a uma doença crônica: incurável e requer condutas estratégicas e específicas para superar ou limitar esses danos. Apesar das dificuldades, a reabilitação com Próteses sobre Implantes tornou-se uma modalidade de tratamento confiável e previsível para arcos desdentados, particularmente para a mandíbula, pois a retenção da prótese total ou dentadura é muito pequena. O planejamento pré-operatório para uma reabilitação com Implantes Dentários tem sido discutido extensivamente na literatura científica.

Devido à grande reabsorção óssea presente nos pacientes desdentados totais, nem sempre se consegue as condições ideais de retenção e estabilidade para reabilitá-los com próteses totais (dentaduras) convencionais. Algumas das principais queixas de pacientes usuários dessas próteses são: desconforto, instabilidade, baixa eciência mastigatória e dificuldade na pronúncia, que estão relacionadas à grande reabsorção óssea. O tratamento reabilitador de pacientes desdentados totais por meio das próteses totais retidas em Implantes proporciona melhor estabilidade e retenção, aumentando a eciência mastigatória e diminuindo o processo de reabsorção óssea do rebordo.

Apesar das reabilitações sobre implantes demandarem maior tempo de tratamento e maior número de sessões de manutenção, a mudança social, a evolução da odontologia e das técnicas protéticas aumentaram as exigências estéticas e funcionais dos pacientes, que procuram, cada vez mais, esse tipo de reabilitação protética.

A prótese do Tipo Protocolo, é a melhor alternativa para pacientes totalmente desdentados com um osso que não proporciona retenção e nem estabilidade para uma prótese total convencional . As Próteses do Tipo Protocolo, também, surgiram com o intuito de devolver a função para pacientes que não conseguiam se adaptar às próteses totais convencionais. Além disso, elas proporcionam uma melhora na mastigação, deglutição, na capacidade fonética e na qualidade de vida dos pacientes .

CASO CLÍNICO

Paciente do sexo feminino, com 54 anos de idade, relatou em consulta de avaliação, insatisfação com o seu sorriso, pois a situação clínica não estava favorável, pois havia insegurança no relacionamento inter pessoal, devido à estética comprometida.

Através de uma correta anamnese médica e odontológica, e um estudo conjunto em profissionais especialistas em Implantes e Próteses, utilizando radiografias e tomografias computadorizadas das arcadas dentárias da paciente, indiquei a extração dos elementos dentais existentes e a confecção de Próteses do Tipo Protocolo.

Realizamos o tratamento em 3 etapas:

1ª. Fase cirúrgica: extração de elementos dentais remanescentes condenados por doença periodontal e confecção de próteses totais removíveis provisórias. Note, através do exame radiográfico, a existência de um canino inferior incluso (dentro do osso) – decidimos mantê-lo sem nenhuma consequência para a paciente.

Panoramica

2ª. Fase cirúrgica: Após 60 dias das extrações, realizamos a inserção de seis implantes na Maxila (arcada superior) e quatro implantes na Mandíbula (arcada inferior).

PANORAMICA13062017

 

 

3ª Após o período de ósseo integração (período para que ocorra a formação de osso ao redor dos implantes) para que os implantes sejam perfeitamente retidos nas arcadas, forma confeccionadas as Protocolos superior e inferior em um único dia.

protocolo odontomania

 

IMG_9061 IMG_9069

 

 

 

 

 

 

 

 

CONFIRA O VÍDEO DA ENTREGA DAS PRÓTESES FIXAS EM IMPLANTES

https://youtu.be/8M1-pWWi9Ts

 

As próteses do tipo protocolo apresentam as vantagens de proporcionar conforto e segurança para o paciente e maior eciência mastigatória, além do fator psicológico, por não serem removíveis.

ASSINATURA 1

MELHORIAS

Tornamos o seu sorriso ainda mais bonito.

Clareamento Dental

Lentes de contato dentais

Invisalign

Harmonização Facial