Apneia em Crianças

1 de agosto de 2017

Um dos maiores problemas na geração de conscientização para a apneia do sono é que muitas vezes as pessoas têm uma noção preconcebida de como é um paciente típico da apneia do sono. Quando a maioria das pessoas pensa em um paciente que sofre de apneia do sono, a imagem de um homem com sobrepeso de meia idade vem à mente.
E, embora esta imagem possa ser bastante precisa em muitos casos, não é de modo algum uma representação completa de todos aqueles que poderiam potencialmente estar aflitos com a apneia do sono. Muitas mulheres que sofrem de apneia do sono são diagnosticadas com insônia em vez de apneia do sono devido a esse equívoco.

E pior, muitas crianças com apneia do sono são diagnosticadas com outros distúrbios porque não se encaixam no perfil típico do paciente.
Prevalência e riscos de apneia do sono não tratada em crianças

A prevalência de apneia do sono em crianças pode ser muito menor do que em adultos (aproximadamente 5% das crianças em comparação com 26% dos adultos com idade entre 30 e 70 anos), mas ainda é comum o suficiente para ser motivo de preocupação.

Crianças com apneia não tratada do sono correm o risco de ter problemas comportamentais, adaptativos e de aprendizagem. Muitos dos sintomas diurnos de um sono fraco causado pela apneia do sono podem se manifestar como sintomas muito semelhantes aos da hiperatividade do TDAH, dificuldade em aprender e concentração e mau desempenho na escola.

Até 25% das crianças diagnosticadas com TDAH podem, de fato, ter sintomas de apneia do sono, e seus problemas de aprendizagem e comportamentais estão relacionados ao sono pobre / fragmentado.

Outro estudo mostrou que a probabilidade de problemas comportamentais era 4-5 vezes maior em crianças com apneia incidente do sono e crianças 6 vezes maiores com apneia persistente do sono.

O estudo também descobriu que “em comparação com os jovens que nunca tiveram respiração desordenada do sono, as crianças com apneia do sono eram mais propensas a ter problemas relatados pelos pais nas áreas de hiperatividade, atenção, comportamentos disruptivos, comunicação, competência social e auto -cuidado.”

Essas crianças com apneia não tratada do sono também encontraram 3 vezes mais probabilidades de ter notas de “C” ou inferiores.

Crianças com apneia não tratada do sono correm o risco de desenvolver hipertensão e problemas cardíacos à medida que crescem.

Sintomas da apneia do sono infantil

Se você está preocupado, os problemas de sono do seu filho podem ser um sinal de apnéia do sono, aqui estão alguns sintomas para manter o olho para fora. Muitos desses sinais podem ser observados durante o sono, enquanto alguns dos sintomas podem se manifestar durante o dia

  • Ronco. Aproximadamente 10% das crianças que roncam têm apneia do sono
  • Respiração bucal. Crianças com adenóides alargadas tendem a respirar com as bocas abertas.
  • A respiração pausa durante o sono
  • Sonolência diurna
  • Dificuldade de concentração
  • Pobre período de atenção
  • Problemas comportamentais
  • Pobre desempenho na escola

 

Causas da apneia do sono infantil

As causas da apneia do sono infantil podem variar significativamente das causas da apneia do sono em adultos. Considerando que, em adultos, os principais fatores que contribuem para a apneia do sono são peso, circunferência do pescoço e idade, para crianças a causa mais comum é amígdalas aumentadas e / ou adenóides.

Quando estes tecidos são ampliados, podem causar dificuldades respiratórias durante o dia. Quando a criança está dormindo, os músculos do corpo relaxam, inclusive aqueles na garganta. O relaxamento desses músculos permite que as amígdalas e adenóides restrinjam ainda mais o fluxo de ar no sistema respiratório superior e causem eventos de apneia durante o sono.

A obesidade infantil também pode contribuir para a apneia do sono da mesma forma que acontece nos adultos. Quanto mais tecidos gordurosos na garganta, mais provável que a respiração possa se romper durante o sono, pois o tecido extra macio pode restringir mais facilmente o fluxo de ar.

No entanto, a obesidade só acredita ser um fator para a apneia do sono em crianças maiores de 12 a 18 anos e não crianças mais jovens.

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO E MARQUE UMA AVALIAÇÃO

[button size=”big_large” target=”_self” hover_type=”default” font_weight=”700″ text_align=”center” text=”Agende uma avaliação” link=”http://www.clinicaodontomania.com.br/odontopediatria” color=”#ffffff” hover_color=”#ffffff” background_color=”#ff9500″ hover_background_color=”#87ab2e” border_color=”#7f7f7f” border_radius=”5″ hover_border_color=”#ffffff”]

MELHORIAS

Tornamos o seu sorriso ainda mais bonito.

Clareamento Dental

Lentes de contato dentais

Invisalign

Harmonização Facial