Além da funcionalidade e eficácia, a maior dúvida entre os pacientes candidatos ao uso de aparelhos ortodônticos é querer saber qual a duração do tratamento. As motivações para essa preocupação são simples: ninguém quer passar muito tempo com um sorriso metálico e por outro lado pretendem que o tratamento seja o mais rápido possível.
Afinal, como o tempo de duração do tratamento ortodôntico é definido?
Através de 4 fatores.
- Técnica Utilizada: varia de acordo com os bráquetes utilizados. Atualmente os bráquetes autoligados produzem resultados mais eficazes e são mais rápidos, devido a não utilização de borrachas (as famosas borrachinhas) para a sua ativação.
- Cuidados com o aparelho: os cuidados com o aparelho através da correta higiene e adequação alimentar favorecem a evolução da movimentação dental. Confira o manual de cuidados com aparelhos ortodônticos da Odontomania.
- Assiduidade às consultas: O Paciente não deve faltar às consultas, obedecendo a frequência estipulada pelo ortodontista, que depende de cada caso e de cada fase do tratamento.
- Resposta do organismo ao tratamento: Esse é o único fator que não depende do paciente ou do ortodontista, ou seja, é a forma de como o osso de cada paciente reagirá aos estímulos de movimentação dentária provocados pelo aparelho.
Além dos fatores acima serem determinantes na definição da duração do Tratamento Ortodôntico, firmar um contrato de prestação de serviços ortodônticos com o paciente, onde é estipulado o tempo do tratamento, o deixará mais seguro e ciente de quando o seu aparelho será removido.
Abaixo, descrevemos um caso realizado na Odontomania, com utilização de Bráquetes Autoligados;
POSICÃO DO CANINO SUPERIOR DIREITO
A comparação das posições do canino superior direito entre as fotos 1 e 2, comprova a eficácia da Técnica com Bráquetes Autoligados.
CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO E AGENDE UMA AVALIAÇÃO COM UM DE NOSSOS ORTODONTISTAS