A Respiração Bucal é decorrente de múltiplos fatores que levam a uma obstrução nasal completa ou incompleta, podendo ser uni ou bilateral e não é considerada uma doença e sim uma síndrome com sinais e sintomas característicos e com um grande números que etiologias.

A Respiração Bucal incide principalmente na faixa etária pediátrica e é justamente nessa faixa que as repercussões do tratamento inadequado são mais importantes e evidentes.
O respirador bucal podem ter sintomas típicos que variam desde os da apnéia do sono até uma leve obstrução do trato respiratório.
Nem todos os sinais e sintomas estão presentes no respirador bucal. A apresentação de sintomas isolados pode mascarar a respiração bucal. O uso de chupetas e mamadeiras ou o hábito de chupar dedo podem desencadear o aparecimento da respiração bucal.
Esse tipo de respirador tem preferência por alimentos macios e moles e bebe muito líquido junto com os alimentos, decido a dificuldade em mastigar. Sua mastigação costuma ser bem alterada, ruidosa e desordenada, com os lábios entreabertos, por não conseguir respirar pelo nariz. O respirador bucal é obrigado a manter os lábios abertos durante a mastigação para poder respirar.

SINAIS E SINTOMAS DO RESPIRADOR BUCAL