Você Sabe a diferença entre Ortodontia e Ortopedia Facial?

28 de novembro de 2015

Atualmente, duas técnicas são utilizadas nos problemas das má-oclusões (mal-posicionamento dentário). São elas técnicas Ortodônticas e técnicas Ortopédicas.

As ortodônticas atuam sobre os dentes e seu posicionamento nas arcadas, não provocando crescimento e desenvolvimento ósseo, têm ação física e mecânica sobre o movimento dentário. Provocam movimentos dentários, posicionando os dentes sobre as arcadas. São aparelhos fixos.

As técnicas Ortopédicas atuam sobre crescimento dos ossos e seu desenvolvimento. Provocam o crescimento das bases ósseas, desta forma conseguindo espaço para os dentes em arcadas ósseas atrofiadas (pequenas) por falta de crescimento e desenvolvimento. Atuam também sobre o posicionamento dental, posicionando os dentes nas arcadas. São aparelhos ortopédicos e removíveis. 

Para as crianças, a mais utilizada é a técnica com aparelhos de ortopedia funcional dos maxilares, com elas conseguimos provocar crescimento e criar espaços para dentes sobre as arcadas.

Nas crianças encontramos uma grande incidência de dentes tortos, bases ósseas pequenas (atrofiadas), problemas respiratórios e fonoaudiológicos. Tais problemas têm origem na falta de estímulo que deveria ocorrer desde o nascimento com a amamentação natural e a mastigação. Nestes casos os Aparelhos Ortopédicos são mais eficientes pois agem no crescimento e desenvolvimento ósseo.

Quando os pais percebem que os dentes de seus filhos estão ficando tortos e procuram um profissional, quase sempre são aconselhados a esperar o término da dentição mista até que o uso de aparelhos fixos seja possível. Até chegar a esta fase, por volta dos 13 anos de idade, provavelmente os dentes estarão ainda mais mal posicionados, afetando a aparência física e a autoestima da criança. Então, por que não iniciar o tratamento mais cedo?

Alguns estudos mostram que os dentes tortos em crianças não são um problema hereditário, e que em 60% dos casos estas complicações já podem ser observadas antes dos seis anos de idade, fase em que toda estrutura dental está em desenvolvimento, guiada pelos lábios, pelas bochechas, pela língua e pela respiração da criança. Quando este processo acontece de maneira errada, ocorrem problemas no encaixe das arcadas, o que prejudica o desenvolvimento ósseo da face e das articulações da mandíbula, resultando em dentes apinhados ou sobrepostos, interferindo até mesmo na oxigenação do cérebro.

Para tratar desde cedo os maus hábitos orais nas crianças, a australiana Myofuncional Research Co. desenvolveu o Sistema Myobrace que é composto por aparelhos confeccionados em silicone que permitem que o tratamento em crianças se inicie a partir dos 3 anos de idade, impedindo que o problema se torne mais difícil de tratar no futuro, evitando também a necessidade de tratamento com aparelho fixo e possíveis extrações dentárias.

Iniciar o tratamento antecipadamente diminui os custos, já que quanto antes o problema for tratado, mais rápidos e melhores serão os resultados, além de evitar a volta do problema.

O Sistema Myobrace é uma excelente ferramenta para corrigir os maus hábitos bucais que atrapalham o desenvolvimento facial e dentário. Tratando as causas verdadeiras, conseguimos resultados mais saudáveis, com estabilidade e beleza.

Além de serem ideais para crianças, os aparelhos não precisam de moldes, são confortáveis e necessitam de uso somente uma hora durante o dia e durante o período do sono, proporcionando liberdade exercer as atividades cotidianas.

A equipe de ortodontistas da Odontomania, já trabalha com o Sistema Myobrace.

Ligue, marque uma avaliação e tenha acesso a mais avançada técnica ortodôntica para resolver o problema de má-oclusão do seu filho.

 

 

MELHORIAS

Tornamos o seu sorriso ainda mais bonito.

Clareamento Dental

Lentes de contato dentais

Invisalign

Harmonização Facial