Sintomas e sinais como Dentes tortos, criança “dentuça”, crises de rinite e inflamações da garganta constantes, bruxismo, postura, alterações comportamentais e de sono podem ter causas na forma como o seu filho respira.
Sabia que seu filho pode ser um Respirador Bucal?
Sabia que a Respiração bucal traz como sérias conseqüências à deformidade facial do seu filho, que impactará profundamente em sua qualidade de vida?
Não podemos esquecer que a face é a única parte do corpo que ninguém pode esconder. Nós podemos cobrir todo o nosso corpo com roupas, mas a face está sempre descoberta. Ela expressa todas as nossas emoções: alegria, tristeza, raiva, cansaço e também solidão. A face de cada pessoa é uma particularidade , nunca existiu uma face exatamente igual a outra, nem nunca existirá.
Uma vez que a face fica tão evidente, comecei a me questionar o porquê dos pais de crianças respiradoras bucais não tomam providências.
Eles não enxergam ou não querem enxergar?
Será que não sabem que a respiração correta é feita pelo nariz?
Ou acham que não traz conseqüências para a criança?
Ou ainda, enxergam, levam ao dentista e este disse que não precisam se preocupar?
Ou, mais ainda, enxergam, obtém informação médica e ignoram-na?
Diante destes questionamentos, pensei na necessidade de informar aos meus pacientes, amigos, parentes e quem ler esse post, sobre a importância de conhecer e prevenir a Respiração Bucal.
Os pais estão em contato com a criança o tempo todo e, se estivessem cientes dos prejuízos da respiração bucal, ficariam atentos a este aspecto.
Acredito que a falta de conhecimento é que faz com os pais não tomem iniciativas para restabelecer a respiração nasal de seu filho.
Existem diversos fatores que levam a criança a respirar pela boca. Os pais devem saber que a respiração normal é feita pelo nariz, desde o nascimento da criança. Caso não existam interferências negativas como rinites, bronquites, hipertrofias de amígdalas e adenóides, a respiração nasal deverá continuar até o final da vida. O nariz serve para respirar, e ao fazer este ato, consegue limpar, umidificar e moldar as vias aéreas superiores, criando um equilíbrio dessa face.
O Respirador Bucal tem características marcantes na face, constatadas em minha prática clínica e que são, também, confirmadas por diversos trabalhos científicos e que explicarei detalhadamente em uma série de postagens com o objetivo de informação para os pais que não têm noção dos estragos causados na vida de seus filhos, pela Respiração Bucal. Vou explicar de uma forma simples e direta sobre as problemáticas e as causas que levam o seu filho a respirar pela boca.
Explicarei sobre cada uma das causas da Respiração Bucal, descrevendo as formas de atuação e como prejudicam o respiração do seu filho impactando sobre a sua saúde e vida pessoal, relacionamento e rendimento escolar. Levando em conta todas as alterações que podem ocorrer com o respirador bucal, darei os esclarecimentos necessários para que os pais possam intervir precocemente, proporcionando um correto crescimento facial de seus filhos e uma melhor qualidade de vida.
Até lá!