Algumas pessoas sofrem perda óssea dentária ao longo de suas vidas, e é possível que quem sofreu a perda de dentes também tenha perdido osso. Para que seja possível a reabilitação oral com um Implante Dentário, essas pessoas precisam antes serem submetidas a um tratamento de enxerto de osso. A explicação? Para que os implantes colocados permaneçam firmes é preciso que ocorra o processo de osseointegração, que em palavras mais compreensíveis significa que o osso e o implante foram corretamente acoplados um ao outro. Assim, o implante ficará seguro no local onde foi colocado. O Enxerto Ósseo, portanto, é a implantação de osso ou material biocompatível no local onde há a perda óssea. Hoje em dia,esse procedimento é feito quando as condições médicas do paciente permitem. É importante informar que a retirada de osso do paciente para enxertar nos dentes não é prejudicial, pois trata-se de uma quantidade muito pequena e a escolha do local é feita mediante exames e estudos do local onde será retirado.
Como é feito o Enxerto Ósseo?
Muitas vezes, o osso que será enxertado é proveniente do próprio paciente, procedimento conhecido como enxerto autógeno. Essa técnica é a mais indicada pelos PERIODONTISTAS, pois é possível realizá-la sem prejuízo da região de onde será retirado o osso e as chances de rejeição pelo paciente serão quase nulas.
No entanto, há casos onde não é possível fazer a retirada de osso do próprio paciente no qual será realizado o enxerto. Para esses casos, pode ser realizado o Enxerto Ósseo utilizando biomateriais.
Como sei que tive perda óssea?
A necessidade de Enxerto Ósseo deve ser detectada e analisada por um cirurgião dentista, que o faz através da avaliação de exames de radiografias e tomografias atualizadas, que consigam mostrar ao especialista a quantidade de osso que o paciente possui para que um procedimento de colocação de Implantes Dentários ocorra com uma osseointegração adequada.
Enxerto Ósseo dói?
O procedimento de Enxerto Ósseo é delicado. Mas o procedimento ocorre sob anestesia local e é totalmente indolor.
Recuperação do Enxerto Ósseo
A retirada dos pontos e a consulta de retorno dessa complexa cirurgia se dá por volta de 4 a 7 dias.
O paciente fica sem dentes após o Enxerto Ósseo?
Na maioria das vezes, não! O paciente sai da cirurgia com os dentes provisórios. Após a osseointegração, que ocorre entre 6 e 8 meses, o paciente retorna para colocar os dentes definitivos.
Como sei que preciso fazer Enxerto Ósseo?
Somente uma consulta com um especialista, munido de exames radiográficos poderá indicar o tratamento mais adequado para corrigir os problemas e chegar ao resultado esperado.
Clique No Botão Abaixo E Marque Uma Consulta!