Freio Labial é uma dobra na mucosa bucal, que vai do lábio superior ou inferior à gengiva . Geralmente está localizado entre os dentes incisivos centrais (anteriores).

O Freio é capaz de se adaptar a quaisquer dos movimentos dos lábios sem grandes alterações da sua forma. Portanto sua função seria limitar esses movimentos.
No recém-nascido sal função é ainda mais significativa , uma vez que pode auxiliar os músculos faciais no trabalho de sucção do leite materno.

O posicionamento anormal ou aumento do tamanho do freio pode dificultar a escovação dos dentes, pode provocar a retração dos tecidos gengivais, restrição dos movimentos labiais, interferindo na fonação e estética do paciente e é uma grande causa do Diastema. Por isso a cirurgia do Freio Labial ou Frenectomia é muito recomendada pelos ortodontistas.

Não se recomenda o fechamento do Diastema sem fazer a Frenectomia, pois as fibras colágenas e elásticas que compõem o Frei Labial são comprimidas, fazendo que ao remover o Aparelho Ortodôntico, ocorra a recidiva ou aparecimento do Diastema, fazendo com que o Tratamento Ortodôntico não tenha estabilidade.

A cirurgia é muito simples, com anestesia local e realizada na Clínica Odontológica. Remove-se a parte do freio que está inserida próxima aos dentes, fazendo com a inserção desse freio fique mais longe desse local. O pós operatório é tranqüilo, sendo necessário apenas o uso de analgésico.
O ideal é que um Periodontista, dentista especialista em gengiva e osso, realize esse tipo de cirurgia.
CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO E AGENDE UMA CONSULTA COM UM PERIODONTISTA