Retração Gengival – Consequências e Tratamento.

19 de março de 2016

Retração Gengival (ou recessão) é o deslocamento da gengiva que provoca a exposição da raiz do dente, e pode acontecer por diversos motivos como: escovação traumática devido a uma fricção forçada de escova com cerdas duras, inflamação da gengiva por acúmulo de tártaro e placa bacteriana; trauma oclusal que é uma força sobre os dentes ocasionada devido ao mau posicionamento dos mesmos; restaurações dentárias com excesso nas margens ou até mesmo movimentações ortodônticas realizadas de forma errada. A Retração Gengival, além de expor o colo dos dentes, pode provocar muita sensibilidade nos mesmos, pois a raiz dental é formada apenas por dentina que é um tecido extremamente sensível ao frio, calor, doce e fricção das cerdas das escovas.

bocas1-168
RETRAÇÃO GENGIVAL

Quais as consequências da Retração ou Recessão Gengival?

A retração gengival pode resultar em diversas consequências, entre elas:

– Dificuldade de higienização (esse fator pode piorar ainda mais a recessão);
– Inflamação gengival;
– Alta sensibilidade nos dentes;

sintomas-e-tratamento-para-dor-de-dente1-1024x682
HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA

– Estética dentária, pois os dentes podem ficar muito alongados ou desproporcionais no arco, ocasionando problemas de auto-estima, pelo fato dos dentes ficarem muito grandes e desproporcionais com a face e a boca;

– Perda de elemento(s) dentários(s), pois todo processo de retração ou recessão gengival ocorre devido à reabsorção do osso que circunda as raízes dentárias.

Untitled-2

 

Como evitar a Recessão Gengival?

 

Pode-se evitar a Retração ou Recessão Gengival de várias formas:

– Realizando uma correta técnica de escovação que deve ser ministrada pelo cirurgião-dentista;

– Utilizando escovas de cerdas ultra-macias;

images

– Fazendo visitas regulares ao consultório odontológico (a cada 4 ou 6 meses), evitando longos períodos de ausência;

– Fazendo uso de placas de mordida;

– Bebendo muita água diariamente, para manter as mucosas da boca sempre bem hidratadas;

– Dormindo de boca fechada, pois nos respiradores bucais ocorre um ressecamento das mucosas orais, o que favorece a Retração Gengival;
– Mantendo uma alimentação saudável, com muitas frutas, verduras e legumes.

 

 

Quais os tipos de tratamento para a Retração ou Recessão Gengival?

Existem dois tipos de tratamentos para os casos de Retração Gengival, o cirúrgico e o não cirúrgico. No caso do não cirúrgico, pode-se recobrir os “colos” dentários com restaurações de resina composta ou ionômero de vidro, e em muitos casos, dependendo do grau de destruição do elemento dental e do envolvimento estético, indica-se a realização de coroas de porcelana “metal free” ou até mesmo daslentes de contato em porcelana.

O tratamento cirúrgico, através de técnicas de deslocamento gengival associado à enxerto de tecido conjuntivo do próprio paciente, é, sem dúvida, a melhor opção, desde que muito bem planejado e indicado, pois não é todo caso de Retração Gengival que pode ser resolvido com este tipo de cirurgia.

Através da cirurgia plástica gengival para correção da recessão, consegue-se reposicionar o tecido gengival em sua localização inicial, justaposto à coroa do dente, promovendo desta forma a proteção da raiz antes exposta e eliminando de vez o incômodo da sensibilidade e da dor.

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA AGENDAR SUA CONSULTA

agendar

MELHORIAS

Tornamos o seu sorriso ainda mais bonito.

Clareamento Dental

Lentes de contato dentais

Invisalign

Harmonização Facial