Você ou algum conhecido tem medo de ir ao dentista? Esse problema é bastante comum, mas, felizmente, existem soluções que ajudam a amenizá-lo. Um ótimo exemplo disso é o uso do óxido nitroso na odontologia.
Um trauma relacionado a dentista pode tornar a realização de um tratamento importante mais difícil. Já vi casos de quem evita, até mesmo, checkups de rotina por conta disso, o que é altamente prejudicial à saúde.
No entanto, o uso do óxido nitroso é uma excelente forma de amenizar esse problema. Se aplicado antes do procedimento, ele causa um efeito relaxante no paciente e diminui a ansiedade. Ou seja, é a opção ideal para quem tem medo de dentista.
Quer saber mais sobre o óxido nitroso, a utilidade dele e a relação com tratamentos dentários? Então, veja as informações que incluí a seguir.
O que é óxido nitroso?
O óxido nitroso é um componente químico descoberto no século 18 pelo químico Joseph Priestley. A princípio, o foco da pesquisa era o tratamento de doenças. No entanto, passou a ser usado na odontologia a partir do trabalho do cirurgião dentista Horace Wells.
Devido ao efeito que causa em quem o inala, costuma ser chamado de gás do riso ou hilariante. Seu efeito relaxante ajuda na dissociação e até contribui para que a pessoa chegue a um estado de euforia.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o óxido nitroso um medicamento essencial. Além da área odontológica, ele também pode ser empregado em partos, tratamento de traumas físicos e de Síndrome Coronária Aguda.
Como funciona a sedação consciente com o óxido nitroso?
Um dos principais efeitos da ação do óxido nitroso é o relaxamento em quem o inala. Além disso, reduz o tempo de reação e contribui para o controle da ansiedade. Por conta disso, é visto como um artifício bastante útil na odontologia.
Ainda assim, não é considerado um substituto da anestesia. Ao invés disso, é um método de sedação não-invasiva em que o paciente permanece consciente. Ao mesmo tempo que diminui a ansiedade do paciente, sua atividade metabólica é desacelerada, logo os agentes anestésicos a serem administrados tendem a ter uma maior duração, pois não são metabolizados pelo corpo tão rapidamente, em menos quantidade.
Após o término do atendimento, o paciente pode voltar normalmente às suas atividades diárias.
Devido a esse benefício, o óxido nitroso é bem comum nos consultórios odontológicos. No entanto, essa prática é mais vista nos EUA e em países da Europa. Já no Brasil, está crescendo cada vez mais.
Dependendo do tipo de procedimento a ser realizado, o óxido nitroso é utilizado juntamente com sedação medicamentosa, onde o paciente é induzido a um efeito mais duradouro e profundo de relaxamento, tendo os seus sinais vitais mantidos e monitorados durante a realização do procedimento.
Como o óxido nitroso ajuda a perder o medo do dentista?
O medo de dentista é um problema que costuma atingir pessoas com traumas relacionados à infância. Por exemplo, é o caso de tratamentos mais invasivos realizados cedo na vida. Há quem nunca consiga relaxar ao visitar o consultório odontológico mesmo depois de adulto.
O uso do óxido nitroso em tratamentos odontológicos é uma ótima forma de afastar esse medo. Seu efeito relaxante é rápido e seguro à saúde do paciente, ou seja, é um recurso bastante valioso para se livrar do medo do dentista.
O principal benefício de usar óxido nitroso é que os efeitos dele se desfazem rapidamente, já que o organismo não o metaboliza por não ser solúvel no sangue.
Tirou todas as suas dúvidas sobre o óxido nitroso? Esse recurso pode ajudar bastante aquelas pessoas que têm medo de dentista e precisam realizar tratamentos dentários.
O Odontomania disponibiliza aos seus pacientes todos os tratamentos sob os efeitos do Óxido Nitroso.
Na próxima vez que marcar uma consulta odontológica, procure se informar sobre a técnica.