O mau hálito , conhecido também pelo termo médico Halitose, afeta a qualidade de vida das pessoas atingidas, reduzindo sua autoestima e prejudicando seus relacionamentos pessoais. Em alguns casos, pode contribuir para o desenvolvimento da depressão.

As bactérias presentes na boca, se alimentam de partículas de comida presas entre os dentes. Ao digeri-las, são liberadas várias substâncias, entre elas, o gás sulfídrico, responsável pelo odor característico de ovos podres.
por serem anaeróbicas, essas bactérias vivem em locais com pouco ou nenhum oxigênio e de difícil acesso, como a parte de trás da língua.
90% dos casos de Halitose têm como origem a ação de bactérias presentes na boca, enquanto apenas 10% têm origem em outros órgãos doentes.
Relato agora 4 causas principais da Halitose e como tratá-las.
- Boca Seca: A boca seca é o ambiente ideal para as bactérias causadoras do mau hálito, por isso mantenha-se sempre hidratado. Ao longo do dia, beba, pelo menos, 8 copos de água.
- Alguns alimentos e bebidas: As bactérias que vivem na boca, convertem a proteína dos alimentos em substâncias que têm mau cheiro. Ambientes ácidos e o açúcar são ideais para a sua proliferação. Nesses casos, é fundamental que haja a redução da ingestão de alimentos ricos em proteína, como carnes e laticínios, bebidas ácidas e açucaradas, como café, sucos e refrigerantes.
- Higiene Bucal Inadequada: A higiene bucal inadequada leva à formação de placa bacteriana que, por sua vez, evolui para doenças periodontais. As bactérias atacam a gengiva doente, aumentando assim a produção do mau cheiro. É fundamental fazer ter uma higiene bucal adequada, ou seja, escovar corretamente, os dentes e a língua, após as refeições e usar o fio dental.
- Restaurações e Próteses fraturadas ou mal adaptadas: uma das principais causas do mau hálito são restaurações e próteses antigas. Chamamos de Iatrogenia, quando esses fatores acumulam a placa bacteriana nas fraturas ou mau adaptações, fazendo com que as bactérias produzam o mau hálito. Visite o seu dentista regularmente para um exame clínico e radiográfico para detectar essas causas.
- Outros órgãos doentes: Algumas doenças, como a Diabetes, reduzem a produção de saliva, provocando a boca seca. Ou problemas gástricos como gastrite e refluxos também podem provocar o mau hálito. O ideal nesses casos é procurar um profissional responsável pelo órgão.
Dou agora algumas dicas que favorecem a eliminação da Halitose:
- Coma frutas ricas em vitaminas C e vegetais crus;
- Evite ingerir bebidas alcoólicas. O álcool inibe a produção de saliva;
- Masque chicletes. Gomas de mascar evitam que a boca fique seca. Entretanto, evite as que contêm açúcar;
- Evite o cigarro. Fumar estimula o ressecamento da boca.
- Ao fazer a higiene bucal, não se esqueça de escovar a língua.
Espero que tenho gostado da postagem.
Abraço e até mais..