Durabilidade das Lentes de Contato Dentais
A durabilidade dos tratamentos com lentes de contato dental em porcelana é entendido como o tempo total de permanência, em condições estáveis, sem fraturas, sem infiltrações e esteticamente compatíveis – pouca alteração de cor e brilho. O assunto é, sim, uma preocupação para dentistas, e é exatamente para eliminá-lo que estudos odontológicos sobre a durabilidade das facetas e lentes têm sido realizados. Um deles, por exemplo, realizado em pacientes tratados nos EUA, constatou que, passados dez anos da instalação dos laminados, menos de 4% dos tratamentos necessitavam de substituição imediata de uma ou mais peças. Os problemas mais frequentes, curiosamente, eram as desadaptações das peças por infiltrações cariosas.
Quanto tempo duram as Lentes de Contato Dentais?
A durabilidade e manutenção do brilho e cores originais em lentes de contato dental são pontos importantes e que influenciam na escolha da técnica e tipo de laminado. Embora o conceito de durabilidade, como vimos, seja o conjunto da resistência à fratura e infiltração e manutenção das propriedades ópticas, é preciso pensar ainda mais a longo prazo porque o tratamento envolve, sobretudo, a saúde do paciente. Não existe um estudo que aponte uma data de validade para facetas e lentes de contato dental, indicando com precisão o números de anos para a troca desses laminados.
O importante é que o tratamento seja planejado para que muitos e muitos anos passem sem ocorrências de descolamentos ou fraturas e, principalmente, infiltrações. Esperar que nenhum contra-tempo apareça por um período mínimo de 10 anos é, como mostram as pesquisas científicas, plausível.
A experiência clínica, na verdade, traz resultados até surpreendentes: a perda de brilho e amarelamento devido a hábitos agressivos aos laminados cerâmicos durante a escovação e alimentação – como a ingestão de alimentos cítricos – é que indicaram a substituição das facetas e lentes de contato dental em porcelana. O importante mesmo é saber que a durabilidade das lentes de contato dental e facetas tem limites, medidas preventivas que aumentam a longevidade e que, principalmente, o resultado dos tratamentos com laminados cerâmicos não é eterno.