Os problemas de durabilidade das facetas e lentes de contato dental em porcelana estão diretamente relacionados à seis falhas que podem ser evitadas sem maiores dificuldades.
• Falha no Planejamento
A falha de planejamento ocorre quando a técnica a ser utilizada (facetas, lentes de contato dental ou fragmentos cerâmicos) são indicadas incorretamente – como, por exemplo, a indicação de lentes de contato para áreas com forças mastigatórias muito intensas e pesadas – ou quando a seleção do tipo de porcelana utilizada também é incorreta.
• Execução Inadequada dos Procedimentos
Os tratamentos odontológicos marcantes com facetas e lâminas em porcelana exigem que o dentista siga à risca um protocolo de procedimentos (passo-a-passo) para que tudo dê certo e não apareçam contra-tempos no futuro. Pular algumas dessas etapas aumentam os riscos para o aparecimento de problemas durante e após o tratamento. O tratamento com facetas e lentes de contato é delicado e exige experiência.
• Baixa Qualidade dos Materiais.
Já existem uma variada gama de materiais específicos para procedimentos com facetas e lentes. A baixa qualidade deles afeta diretamente a durabilidade desses tratamentos, trazendo desde descolamentos espontâneos dos laminados até infiltrações cariosas.
• Baixa Qualidade do Laboratório Protético.
Laminados cerâmicos misturam tecnologia de ponta com talento artístico. E a dificuldade de juntar essas duas características em um mesmo local faz das facetas e lentes de contato dental um trabalho que só pode ser executado com excelência por um número reduzido de estabelecimentos.
• Uso Indevido e Hábitos Para-Funcionais.
Assim como acontece com outros materiais, as porcelanas odontológicas também têm limites de fadiga. Tentativas de abertura de objetos e embalagens com dentes recobertos por laminados cerâmicos estão sujeitos a fraturas. A presença de detritos mais duros entre os alimentos também podem levar aos mesmo problemas. E os hábitos para-funcionais como roer unhas ou morder canetas também são motivos para descolamentos e fraturas.
• Bruxismo
O bruxismo não é uma contra-indicação, em si, para o tratamento com facetas ou lentes de contato dental. Existem níveis de desgastes dentários que devem ser levados em conta na hora de escolher a técnica e material adequado ao laminado. Casos médios ou severos de bruxismo podem necessitar de coroas dentárias como forma de recuperação e prevenção de desgastes dentários.
CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO E AGENDE UMA AVALIAÇÃO
[button size=”big_large” target=”_self” hover_type=”default” font_weight=”700″ text_align=”center” text=”Agende uma avaliação” link=”http://www.clinicaodontomania.com.br/lentes-de-contato-dental” color=”#ffffff” hover_color=”#ffffff” background_color=”#ff9500″ hover_background_color=”#87ab2e” border_color=”#7f7f7f” border_radius=”5″ hover_border_color=”#ffffff”]