Em tempos de selfie, a busca pela melhoria da imagem e por um sorriso mais bonito é cada vez maior. Com isso, a técnica de facetas e lentes de contato dentais está ganhando a cada dia mais adeptos. Mas o que são lentes de contato dentais?
As pessoas com uma aparência dental harmônica são consideradas mais atraentes e, por isso, os profissionais clínicos necessitam saber o que a sociedade entende e percebe sobre beleza, harmonia e proporção.
Nas últimas décadas, dois fatos marcaram a mudança dos conceitos estéticos na odontologia: o surgimento do clareamento dental de dentes vitais com o uso de moldeiras e os avanços na adesão em Odontologia. Os conceitos de estética em odontologia migraram para a cor e formato natural dos dentes, ou até uma cor mais clara, com aspecto artificial decorrente do clareamento dental.
Os laminados cerâmicos baseiam-se na ideia de reposição do esmalte dentário por uma fina lâmina de cerâmica aderida ao dente. Em alguns casos específicos, não há necessidade de realização do desgaste dos dentes. Essas finas lâminas também são conhecidas como “lentes de contato” e possuem espessura que varia de 0,3 a 0,5mm.
A necessidade de preservar ao máximo a estrutura dental fez com que os cimentos(cola) tivessem a responsabilidade de suportar a adesão entre cerâmica e esmalte, tornando-se possível utilizar laminados cerâmicos cada vez mais finos e realizar ainda menos desgastes dentários.