O cuidado com a saúde bucal dos filhos deve começar desde cedo. É importante despertar o entusiasmo da criança no cuidado com os dentes fazendo com que a criança perceba que esse hábito faz parte de uma rotina saudável para todos.
Quanto antes os pais mostrarem aos filhos a importância de escovar os dentes corretamente, melhor será a adaptação deles. É preciso explicar de forma carinhosa a necessidade dessa tarefa e, por mais que pareça ser uma tarefa árdua, os pais precisam de muita paciência e um pouco de criatividade para que, com o passar do tempo, a criança comece a considerá-la uma atividade natural.
É comum os adultos ficarem receosos em machucar a boca dos filhos ou nervosos por não conseguir realizar a tarefa. Entretanto, com um pouco de insistência, a dificuldade vai acabando e, uma vez que ambos ficarem habituados, pode se tornar um momento de diversão e prazer. A Odontomania selecionou algumas dicas para deixar esse momento mais descontraído e interessante:
– Para os recém-nascidos, sempre que possível, passe delicadamente uma gaze ou fralda umedecida com água filtrada por toda a boca, limpando bochechas, gengiva, língua e removendo os resíduos do leite.
– Assim que aparecerem os primeiros dentes, use uma dedeira (espécie de escova que encaixa no dedo) para higienizar e faça movimentos suaves por toda a boca, assim a criança vai acostumando com a escovação.
– Dê um bom exemplo! Como as crianças copiam a postura dos pais, sempre escove os seus dentes após as refeições. É muito mais fácil para a criança entender que a escovação faz parte dos hábitos saudáveis quando ela cresce em um ambiente em que a família realmente possua esses hábitos.
– Faça da escovação um momento divertido: abaixe-se e escove frente a frente ao seu filho. Vale brincar de mímica, até que ele aprenda os sentidos dos movimentos da escova (sobe e desce nos dentes da frente e circulares nos dentes ao fundo).
– Invista em escovas coloridas ou com personagens, pois chamam a atenção dos pequenos para esse momento e eles adoraram!
– Use a imaginação: você pode comprar fantasias para “combater” as cáries, usando de personagens que entram em ação para fazer a limpeza bucal todos os dias. Diversão garantida!
– Escove os dentes juntos dos seus filhos: um pode escovar os dentes do outro – Nessa hora, aproveite para verificar se a criança está escovando os dentes de forma correta e faça pequenas correções quanto à força (lembrando que a gengiva das crianças é muito mais delicada).
– Ou dê autonomia para seus filhos escovarem os dentes totalmente sozinhos. – Aproveite para elogiar a ação e sempre os orientem em cuspir a pasta.
– Use de mecanismos de compensação: prometa brincar com ele, contar uma história ou ouvir música logo após escovar os dentes. Vai mantê-lo focado em terminar a tarefa.
– Livros específicos sobre a saúde bucal para as crianças também são ótimos aliados. O importante é sempre demonstrar prazer pela escovação.
– E nunca deixe de dizer que é bom ir ao dentista! Esclareça que uma consulta periódica ajuda manter a higiene bucal adequada. Sua atitude positiva diante disso o estimula a ter vontade de ir ao dentista regularmente.