Por que a boca da pessoa idosa necessita de cuidados especiais? Porque com o passar dos anos a tendência de cárie e doenças na gengiva aumenta e a ida do paciente ao consultório se torna menos freqüente.
Quais as mudanças que podem ocorrer na boca de um paciente idoso? Na boca podemos notar as seguintes mudanças:
- A “pele que recobre a parte de dentro da boca” (mucosa) fica mais sensível e fina (assim como a pele do corpo todo);
- A cor dos dentes pode mudar;
- Retrações na gengiva deixando a raiz exposta são mais comuns;
- Os desgastes nos dentes e raízes são maiores;
- Normalmente, os dentes são menos sensíveis;
- Pode ocorrer a diminuição da quantidade de saliva causando a secura na boca;
- “Sentir menos” o gosto dos alimentos, o que pode levar ao alto consumo de temperos na alimentação e agravar problemas como diabetes e pressão alta. Não abuse dos temperos
Quais os problemas bucais mais comuns? Os problemas mais comuns são a cárie e a doença na gengiva (periodontal). Eles ocorrem quando existe a união de alguns fatores como: má higiene oral, diminuição da salivação, má alimentação e principalmente a falta de cuidados especiais. As próteses dentárias “gastas” (com muitos anos de uso) que não são trocadas no tempo certo podem causar problemas na gengiva, osso e nos dentes naturais que estão à sua volta. Até mesmo “tumores” podem surgir de uma prótese dentária (como dentaduras e pontes, por exemplo) mal adaptada!
Quais são esses cuidados especiais? A saúde oral da pessoa idosa precisa de uma atenção extra. Um profissional bem treinado é capaz de reconhecer as reais necessidades de seu paciente e dar a ele todas as armas para combater os problemas bucais, além de participar diretamente neste combate. Paciência, carinho e atenção dobrados são fundamentais para o sucesso do tratamento.
Por que é tão importante manter a saúde bucal? Pois somente com uma boca saudável é possível ter uma vida saudável. Estudos recentes têm mostrado que alguns problemas em nossa boca podem ter relação com outros acontecimentos como, por exemplo: partos prematuros, problemas cardíacos e pneumonias aspirativas.
CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA AGENDAR UMA CONSULTA NA CLÍNICA ODONTOMANIA: