Quais as aplicações da Fonoaudiologia no Tratamento Ortodôntico.

22 de novembro de 2015

Durante o tratamento Odontológico, a integração da Ortodontia com outras especialidades da área da saúde é fundamental para obter o resultado desejado. Dentre essas especialidades, a Fonoaudiologia tem um papel fundamental na melhoria das funções reparadores e estéticas da Ortodontia. A Respiração Bucal é a mais potente e constante causa da mal oclusão, causando desenvolvimento assimétrico dos músculos, ossos do nariz, maxila, mandíbula e uma desorganização das funções exercidas pelos lábios, bochechas. A saliva é deglutida aproximadamente uma vez a cada dois minutos durante o dia e uma vez a cada três minutos durante a noite. Se a língua estiver posicionada inadequadamente, poderá causar uma má oclusão denominada Mordida Aberta, por exemplo.

Os pacientes portadores de alterações miofuncionais (musculares) orais devem ser avaliados e acompanhados por pelo menos três profissionais: o ortodontista, o fonoaudiólogo e o médico otorrinolaringologista ou alergologista.

A Fonoaudiologia trabalha com a Fonoterapia nos casos de distúrbios orofaciais aplicando exercícios que são capazes de corrigir a respiração bucal, padrões de mastigação e deglutição, bem como vícios posturais da língua, de forma a cooperar com a Ortodontia. Mas para que o sucesso no tratamento seja alcançado, é imprescindível que o Ortodontista identifique a necessidade da Fonoterapia e encaminhe o paciente ao Fonoaldiólogo.

O início do tratamento é o momento ideal para que o Ortodontista encaminhe o paciente ao Fonoaudiólogo, de preferência durante o período de estudo do caso.Por outro lado, caso o paciente passe primeiro por um Fonoaudiólogo e este perceber qualquer tipo de alteração oclusal, deve encaminha-lo a um Ortodontista para avaliação e planejamento terapêutico.

O tratamento com Fonoterapia abrange todas as faixas etárias, ou seja, não existe um limite de idade para submeter-se aos exercícios, o que importa é o caso e a motivação. Os adultos têm uma plasticidade menor, mas o que vale mesmo é o empenho, pois os exercícios requerem atenção e dedicação.

Na verdade, o sucesso do tratamento fonoaudiológico depende de uma eficiente Respiração Nasal. Tanto as obstruções causadas por hipertrofias de adenóides como as alergias ou rinites dificultam o sucesso terapêutico. Por isso, nos casos de obstruções nasais é fundamental, já na avaliação, encaminhar os pacientes para o tratamento. Sem a desobstrução das vias áreas superiores, o tratamento fonoaudiológico fica extremamente comprometido ou impossibilitado, causando desgaste do paciente e resultados pobres.

O ideal seria: respiração nasal, boca fechada e postura de língua correta. Se o paciente não consegue respirar bem pelo nariz, a boca fará esse trabalho, comprometendo o tratamento.

Outro fator importante, é a motivação do paciente e da família para o tratamento, que muitas vezes exige exercícios diários. O processo de motivação é iniciado a partir da forma como o paciente foi encaminhado para o tratamento fonoaudiológico. O profissional que o encaminha deve explicar previamente sobre a importância desse tratamento para o sucesso no resultado final: ortodôntico e fonoaudiológico, informando que são interdependentes. Todas as técnicas utilizadas pelo fonoaudiólogo devem ser explicadas ao paciente, utilizando linguagem adequada para cada idade, para que este esteja envolvido no processo terapêutico, obtendo assim resultados mais rápidos e satisfatórios.

A fonoaudiologia pode atuar ainda na prevenção dos distúrbios orofaciais, por meio de orientação as mães ainda na maternidade. A forma correta da amamentação, a introdução das diversas consistências de alimentos no momento certo e a atenção com relação aos possíveis hábitos nocivos da criança, como chupar chupeta e dedos por período prolongado, são fatores essenciais para evitar problemas no padrão de deglutição infantil e que podem ocasionar mal-posicionamento dos dentes.

 

 

MELHORIAS

Tornamos o seu sorriso ainda mais bonito.

Clareamento Dental

Lentes de contato dentais

Invisalign

Harmonização Facial